Redes Industriais

< Voltar

Configuração de redes industriais

Redes Industriais

Antes de tudo, é preciso diferenciar o tipo de rede, entre a rede de informação, rede de controle e a rede de campo.
A rede de informação é o nível mais alto na arquitetura. Nas corporações de grande porte é comum a escolha de um backbone de grande capacidade para a interligação dos sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), Supply Chain (gerenciamento da cadeia de suprimentos) e EPS (Enterprise Production Systems).

A função da rede de controle consiste em interligar os sistemas industriais de nível 2 ou sistemas SCADA aos sistemas de nível 1, representados por CLPs e remotas de aquisição de dados. Também é possível que equipamentos de nível 3, tais como, sistemas PIMS e MES estejam ligados a este barramento.
A função da rede de campo é garantir a conectividade entre os diversos dispositivos atuantes diretamente no “chão de fábrica”, sendo eles dispositivos de aquisição de dados, atuadores ou CLPs. As redes de campo são sistemas de comunicação industrial que utilizam uma grande variedade de meios físicos, como cabos de cobre, fibras ópticas ou sem fio, para integrar os dispositivos de campo a um sistema de controle ou um sistema de gerenciamento.

 

Instalação de redes industriais

08

Visando a redução de custos e aumentar a operacionalidade de uma aplicação surgiu o conceito de Instalação de Rede Industrial para integrar os equipamentos de uma aplicação. Ao se optar pela instalação de sistemas de controle baseados em redes requer um estudo para determinar qual o tipo de rede que se adequa as necessidades do cliente, que deve bscar uma plataforma de aplicação que seja compatível com o maior número de equipamentos possíveis.